quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lembranças retiradas da lancheira!


A imagem da merendeira ativou imediatamente as minhas lembranças de infância e pude (pasme!) até sentir o cheiro do suco de caju e do pão com mortadela que muitas vezes levei para a escola... a maçã enrolada no guardanapo... Pude lembrar até da toalhinha rosa pink com meu nome gravado e que todo dia mamãe lavava para que me acompanhasse! Legal esse ritual de abrir a lancheira, todo dia na mesma hora, junto com os coleguinhas. Como eu curtia! 

Lembrei-me também da mania que eu tinha de madrugar na escola só para ser a primeira da fila, para ir para a sala de mãos dadas com a "tia", depois de ouvir, claro, o Hino Nacional. Gostava de levar meus disquinhos coloridos para a escola, com historinhas infantis que eu adorava... e chorava em bicas quando ouvia "O patinho feio". Dentes que caíam e era aquela vergonha na hora de sorrir! Pique-esconde com os amigos,  abraços nas meninas e porrada nos meninos... Clube da Luluzinha e menino não entra de jeito nenhum, oras! 

Guaches, lápis de cor, papel, cola... rabiscos que significam muito mais do que isso! Letras que viravam sílabas, que viravam palavras e... textos! Correria e joelhos ralados... Descobertas... Carinho por cada "tia" que me acompanhou nesta época: Tia Zezé, Tia Penha, Tia Cleuza, Tia Elza, Tia Hélia... cada uma ocupando, até hoje, um espaço imenso em meu coração e em minha memória. Tenho sorte de ter tido uma infância feliz e lembranças maravilhosas da escola, com limites, mas sem traumas! Naquele tempo, ao contrário de hoje, com suas raras exceções, escolher ser professora, ainda mais dos pequenininhos, era mesmo dom e amor, e não mera falta de oportunidade! Tive sorte... Como tive! 

4 comentários:

  1. Que texto lindo e quantas lembranças boas!
    Beijos
    Rosa

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Quase chorei aqui só de ver a imagem que ilustra a postagem! Voltei no tempo, pois me lembreida minha lancheira. Eu tive uma igualzinha a esta! Como o tempo passa, não é ? Não sou mais aquela menininha que ia à escola tão feliz carregando uma lancheira como esta. :) Depois do "choque" com a imagem, deliciei-me com o texto! Amei! Bjo

    ResponderExcluir
  3. Doida, também me emocionei com sua merendeira e como não voltar ao tempo de escola. tão doces lembranças... O tempo passa rápido demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai q filminho aqui na minha cabeça....tb queria muito dar a mão para a tia. O suco era de uva e de groselha, o pão com manteiga hummmm e éramos muito felizes..e como...

    ResponderExcluir

Obrigada por me ajudar nas renovAÇÔES!