segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Pais separados


Miguel ontem me perguntou por que todo amiguinho ia à pracinha com o pai e a mãe, juntos, e ele não. Isso foi como se uma faca bem afiada cortasse meu coração, profundamente, confesso, e, por alguns instantes, fiquei procurando em minha mente o que responder...

Respondi que o papai e a mamãe não namoram mais, resolveram continuar apenas amigos, mas que, um dia, eu ia tentar convidar o pai para ir conosco, se isso o deixaria feliz! 

Nó na garganta. Silêncio dele. Fuzilamento meu. 

Foi correndo brincar de subir na casinha para escorregar (coisa que ele ama fazer!), já esquecido da conversa, enquanto eu ficava ali sentindo sangrar o meu coração... 

Comentei isso hoje, rapidamente, com o pai dele, sem medo algum de sua décima quinta namorada achar que é manipulação ou pressão psicológica ou qualquer outra coisa. Não vou omitir o que meu filho sinaliza  por causa da insegurançazinha de ninguém! 

E eu que achava, tolamente, que a separação não me causaria mais nenhuma dor...

6 comentários:

  1. Dequinha, você deu uma resposta suave que não o chocou nem o enganou, embora ele não tenha ficado feliz com isso. O Miguel é esperto e logo vai perceber que ele não é o único, existem muitos crianças filhos de pais separados. É importante a criança compreender, aos poucos, que não temos tudo o que desejamos, mas o mais essencial é poder contar com o amor e carinho incondicional do pai e da mãe (e isso não lhe foi negado).

    ResponderExcluir
  2. Oi Dequinha, fico imaginando como deve ser difícil mesmo explicar certas coisas para esses pequenos. Mas concordo com a Zizi, você respondeu de maneira tranquila...e ele entendeu.
    Amor ele tem de sobra, tenho certeza...

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Dequinha,
    Falar a verdade para o Miguel o ajudará a enfrentar de maneira natural a realidade dele, mesmo que seja tão pequenino.O bom seria realmente que os pais sejam cúmplices na educação do filho, mas se não der-
    Amiga, mãe dá conta fique tranquila

    ResponderExcluir
  4. Dequinha,
    Falar a verdade para o Miguel o ajudará a enfrentar de maneira natural a realidade dele, mesmo que seja tão pequenino.O bom seria realmente que os pais sejam cúmplices na educação do filho, mas se não der-
    Amiga, mãe dá conta fique tranquila

    ResponderExcluir
  5. Deve ser mesmo muito difícil para você, Dequinha, responder a esta pergunta feita por uma criança ainda tão pequena. Infelizmente a realidade de hoje é esta. No mundo, temos cada vez mais pais separados que precisam saber lidar com as crianças diante da separação. Mas creio que você se saiu muito bem ao responder o questionamento do seu filho. É melhor dizer a verdade do que iludi-lo. O que não é legal é que o pai se afaste dele. É preciso que o Miguel tenha contato com ambos e que ele se sinta amado pelos dois. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Você fez o que deveria. Independente do relacionamento acabado, a relação pai e filho é pra sempre e o pai do Miguel precisa saber disso, quem estiver com ele também. Quem assume um relacionamento com alguém com filhos tem que ser maduro para encarar a situação sem inseguranças. Sou filha de pais separados que não souberam manter a relação entre pai e filha, por isso opino: foi muito ruim para mim.
    Independente disso, força amiga! A situação não é fácil, mas Deus é contigo!

    ResponderExcluir

Obrigada por me ajudar nas renovAÇÔES!